Ter a sua marca, produto, serviço ou evento divulgado na mídia de maneira espontânea é o desejo de todo gestor de negócios. Ser visto pelo seu cliente nos principais veículos de comunicação traz muitos benefícios para a imagem da empresa, como credibilidade, autoridade, relevância e, claro, coloca a marca em evidência, potencializando vendas e futuros negócios.
Neste cenário, um forte aliado estratégico é a assessoria de imprensa. Os profissionais responsáveis pelo trabalho são especialistas em comunicação e possuem bom relacionamento com os jornalistas, facilitando a aproximação da sua empresa com a mídia.
Neste post, você vai entender o que é a assessoria de imprensa, como funciona esse serviço e de que maneiras esses profissionais irão potencializar a imagem do seu negócio.
O que é assessoria de imprensa?
O serviço de assessoria de imprensa é um pilar da comunicação e funciona como uma ponte entre a sua marca e os meios de comunicação. Por meio de um planejamento estratégico e levantamento de pautas (assuntos relevantes para a imprensa), o assessor irá mapear os meios de comunicação mais relevantes para o seu negócio e se conectar com os jornalistas, fazendo a sugestão para os veículos de maneira orgânica. Dessa interação pode surgir a publicação da matéria ou também uma oportunidade de entrevista.
Antes de iniciar a produção de conteúdo, o assessor faz uma imersão na empresa para ter um entendimento total da sua atuação, produtos, serviços, estratégias e objetivos a curto, médico e longo prazos. Isso é importante para avaliar onde a comunicação pode ser aliada na geração de resultados.
Em seguida, são sugeridas pautas atuais e relevantes e começam-se a ser contadas as histórias :)
Outro ponto importante é a definição do porta-voz da empresa. Essa pessoa é muito estratégica para a comunicação, visto que será o representante do negócio junto à imprensa.
Após essas definições, a equipe de comunicação segue para o planejamento, no qual pode trabalhar com algumas estratégias: release, artigos e sugestão de pauta, podcasts, branded content. O release é um texto curto, muito utilizado para divulgar lançamento de produtos, serviços, eventos e novidades sobre a empresa. Já o artigo é um conteúdo mais longo e segmentado, que irá reforçar a expertise do porta-voz sobre determinado assunto previamente levantado e estratégico para o negócio. Por fim, a sugestão de pauta é quando a assessoria ‘vende’ um assunto para imprensa e sugere a empresa como fonte ou case para a reportagem. Essa sugestão pode ser para tanto para mídias online, impressa, televisão, rádio e podcast.
O que esperar ao contratar um serviço de assessoria?
Sabe a frase ‘quem não é visto, não é lembrado’? Pois bem, ela faz todo o sentido. Ao aparecer nos meios de comunicação de maneira espontânea, a sua marca se torna vista pelo seu cliente, aumentando as possibilidades de venda e também de potenciais investidores se interessarem pelo seu negócio e surgirem propostas de parcerias. Além disso, ela se torna referência no segmento que atua, sendo lembrada por jornalistas como fonte de futuras reportagens.
Outro benefício é a conquista da credibilidade. Existe diferença quando você fala sobre o seu negócio usando da publicidade e por meio da mídia espontânea. Em conteúdos pagos, está pagando para ser visto e no caso da assessoria, é a imprensa falando de você sem nenhum custo. É o mercado falando da sua empresa. Isso reforça a credibilidade da marca e, aos poucos, a torna uma autoridade, fazendo com que as pessoas tenham mais confiança em seus produtos, serviços e atuações.
Gostou de conhecer mais sobre a assessoria de imprensa e suas vantagens? Entre em contato conosco e potencialize a comunicação da sua marca com o nosso time de especialistas!
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