A ansiedade pela chegada do carnaval é grande, principalmente após o hiato numa das festas mais populares do Brasil, provocada pela pandemia de COVID-19 em 2020. Para compensar o tempo perdido, os foliões estão planejando suas fantasias, adereços, e claro, qual bloquinho marcar presença. Mas como o carnaval não é feito só de folia, existe aquele grupo adepto do ‘bloco do sofá’, que prefere ficar em casa e curtir as festividades de uma forma mais caseira. Segundo uma pesquisa do Google Survey, cerca de 33% dos entrevistados disseram que querem descansar nesse período. E o que isso diz para as marcas?
O carnaval é a época perfeita para aumentar a conexão com o público por meio de uma estratégia de comunicação assertiva e direcionada. Mas, antes, é preciso saber qual público se quer atingir: bloco da rua ou do sofá. Empresas do segmento da beleza, bens de consumo e viagens tem grandes chances de dar match com seus consumidores nos dias de folia, pois as pessoas estão mais propensas a se divertir, criando uma atmosfera propícia para as marcas que desejam se conectar com seu público de forma emocional.
Diversas marcas de beleza já se atentaram a isso e há anos lançam linhas de produtos direcionados com o carnaval, valorizando o brilho, a alegria e a autenticidade. Isso não é à toa, segundo o Google, as buscas por termos como glitter e maquiagem de carnaval crescem consideravelmente nesta época. Um exemplo recente foi o lançamento da O Boticário com a “Quem Disse, Berenice?” que soube valorizar a data carnavalesca e o hype da Inteligência Artificial (IA) para lançar o projeto FOL.I.A. A proposta é que a IA irá criar um banco de imagens inspiracionais para que o público possa acessar e recriar as maquiagens com suas características. O banco tem 21 imagens divididas em diversas categorias para atender as características de cada consumidor, como “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho”.
Outro segmento que cria conexão genuína com o público é o de menstrual care. Campanhas que falam sobre aproveitar as festas sem medo e com segurança estão em alta. E quando o assunto é menstruação, as marcas lançam produtos que proporcionam conforto para as foliãs. A femtech Herself, startup pioneira no desenvolvimento de calcinhas e biquínis menstruais, é um exemplo. A marca lançou uma collab com a Amanda Britto com calcinhas, biquínis, doleira, top e kimono que são a cara do carnaval, além de promover o conforto e proteção para quem estiver menstruada nos dias de carnaval, mas não quer deixar de curtir.
Obviamente, para cada lançamento, existe um planejamento estratégico e um posicionamento de marca a ser seguido para se atingir os públicos de interesse. Não é possível se conectar com o público sem um posicionamento bem estabelecido, pois é ele que diferencia uma marca dos seus concorrentes, aumentando a conexão com o cliente.
Por fim, quando falamos de carnaval, não podemos esquecer das redes sociais. Nesse período, as pessoas adoram fazer vídeos e postar diversas fotos da folia. As marcas precisam estar atentas a esses movimentos e engajarem seus públicos de maneira ativa para alcançar sucesso nos seus resultados. Não é de hoje que o carnaval tornou-se uma data importante para consagrar o branding das marcas e isto é visto cada vez mais nas ações, desde os blocos de carnaval por todo o país, quanto nos famosos camarotes no Rio de Janeiro e Salvador.
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