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Thais Scarlet

Tendências em comunicação: inovações que redefinirão o mercado



A comunicação evolui numa progressão cada vez mais difícil de acompanhar. Por consequência, o mercado de trabalho também. As tendências em comunicação para 2023 são inovações que vão redefinir o mercado, e os profissionais de comunicação precisam estar atentos para se manterem competitivos. A chegada do 5G, a ciência por trás do uso das redes sociais de forma assertiva, a experiência e o relacionamento com o cliente prometem movimentar o setor de comunicação e marketing.


Com a implementação do 5G, as marcas e empresas poderão estreitar ainda mais a comunicação com seus clientes. Isso porque a nova tecnologia permitirá transações com mais velocidade e maior capacidade de transferência de dados – como comunicação visual em alta resolução. As redes sociais também assumem um papel mais presente na vida das empresas e, claro, de seus clientes. Inclusive, algumas marcas tornando-se influenciadoras e disseminadoras de informação do segmento em que atuam. Consequentemente, uma forte tendência para a comunicação em 2023 é justamente o papel educativo que as marcas devem adotar.


Em um mundo de pós-verdade, quem fala a real é rei. Por isso, as marcas precisam ter um papel cada vez mais ativo no seu setor para criar uma comunicação honesta, transparente e de autoridade com o seu público. Atrelado a isso, claro, está a reputação e a credibilidade da sua marca. Veja, abaixo, as principais tendências de comunicação para 2023.


A crescente importância da tecnologia 5G

As tendências em comunicação indicam que a tecnologia 5G continuará a desempenhar um papel importante na criação de novas soluções para otimizar a entrega de dados e serviços, bem como, fornecer acesso a notícias e informações mais ricas aos usuários. Embora essa tecnologia já esteja disponível para uso, as principais apostas do setor apontam para a disponibilidade comercial completa até o final de 2023. Por isso, as empresas devem se preparar para os desafios de adoção do 5G e como implementá-la na sua comunicação da melhor forma. O uso de vídeos em alta resolução, por exemplo, precisará estar no seu planejamento de marketing este ano.




O crescimento do marketing de influência

No último ano, vimos um crescimento significativo no marketing de influência. Isso se deve ao fato de que várias empresas agora estão reconhecendo o potencial de contar com um influenciador ou embaixador para alavancar a sua presença online. Em 2023, as marcas e os influenciadores deverão trabalhar em parceria para melhorar o alcance e o engajamento das suas campanhas, o que resultará em maior visibilidade. Além disso, a relevância das notícias constantemente se renova, e em 2023 veremos muitas empresas usando as plataformas de mídia social para alcançar um público maior e disseminar mais rapidamente as suas últimas informações. Esta é uma tendência extremamente importante para as marcas que buscam obter os melhores resultados com o seu marketing de influência.


A era do diálogo: cada vez mais conversas diretas com o cliente

O ano também deve ser marcado pelo diálogo direto com o cliente e a inovação no uso das mídias. O acesso aos canais de comunicação com o consumidor se tornou um grande aliado nas estratégias de marketing, pois permite uma comunicação direta e personalizada com o cliente. Isso é possível graças às ferramentas de engajamento das redes sociais, que permitem criar conversas com as marcas para expor opiniões e compartilhar experiências. Além disso, a presença das principais mídias (como Instagram, Twitter, TikTok e Linkedin) se mostra uma excelente forma de se comunicar com o público-alvo. Mais do que nunca, investir no uso das mídias e no diálogo com o consumidor é fundamental para manter sua marca relevante e divulgá-la de forma eficiente. Além disso, também deve ser marcado pelo aumento da fluência nos canais de comunicação, pois possibilita que as empresas se conectem melhor com seus clientes e fornecedores, otimizando assim toda a cadeia produtiva. Com isso, é possível reduzir custos, aumentar a eficiência e obter um maior controle sobre o fluxo de informações. Tudo isso reflete positivamente no desempenho das empresas, que passam a ter mais vantagens competitivas no mercado.


Educar o mercado de atuação

Este é um pilar que tenho visto em diversas empresas como a Herself, uma femtech que desenvolve peças como moda praia e calcinhas menstruais. A empresa conta com a Herself Educacional, uma frente que busca empoderar mulheres em diversos países. Assim, o pilar educativo deve entrar com uma estratégia de marketing e comunicação para as marcas que querem se destacar no seu segmento e levar impacto positivo para a comunidade como um todo.


O uso da Inteligência Artificial na comunicação

Criada a partir da técnica de Inteligência Artificial, o ChatGPT é um modelo de rede neural desenvolvido pela OpenAI, uma empresa americana fundada em 2015 e que consiste em uma chatbot com uma diversidade de tarefas. Entre elas, o ChatGPT pode gerar textos em diversos estilos e assuntos variados. A plataforma ganhou destaque nos últimos meses nas redes sociais e tem gerado muito debate. Aqui no Brasil encontramos a Infinity Copy, uma plataforma de inteligência que auxilia na produção de textos e copies, seguindo a mesma estratégia do ChatGPT.


Como jornalista de formação, consultora de comunicação corporativa e empreendedora, acredito que essas ferramentas devem ganhar cada vez mais espaço no nosso dia a dia, nos ajudando no processo criativo. Trabalho com tecnologia desde 2018 e muitos, ainda, me questionam se a máquina irá roubar o trabalho das pessoas.


Sempre acreditei que não, apenas iria nos ajudar nos processos, seja de execução ou de criatividade, direcionando o tempo e atenção para atividades mais estratégicas. No caso da escrita, as ferramentas de Inteligência Artificial podem auxiliar os redatores no processo criativo, mas jamais substituí-las na construção de textos.




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